Selecione o seu Sistema Operativo

Windows (PC)

Todas as versões do Windows XP e as versões Home Premium e Ultimate do Windows Vista vêm com um programa básico de edição vídeo, chamado Windows Movie Maker (WMM). Se você já tem acesso a um computador Windows com uma dessas versões, pode dar seus primeiros passos com o Movie Maker. No futuro pretendemos publicar uma comparação entre as várias suítes de edição vídeo para Windows, Mac e Linux.


Apple

Todos os computadores que executam o Apple OSX incluem uma cópia gratuita do iMovie. iMovie é um software incrivelmente fácil de usar para edição de vídeo básica. O iMovie tem uma interface muito intuitiva e de alta usabilidade.


Salve cedo, e com frequência

Quase todo mundo com experiência editando vídeo em computadores já perdeu trabalho devido à uma "travada" do sistema. Salve o seu trabalho cedo e continue salvando em intervalos regulares. Acredite e confie nessa dica.

GNU/Linux

GNU/Linux é sem dúvidas o melhor sistema operacional hoje em dia. Estável e seguro. No entanto, é ainda imaturo quando se trata de edição de vídeo. Especialmente por causa dos muitos codecs de vídeo proprietários e das interfaces dos atuais software que são de pouca usabilidade para usuários menos experientes. Se você é um usuário Linux, é possível editar vídeo utilizando exclusivamente software livre e de código aberto, mas prepare-se para uma longa viagem se não é um expert.

Vendor Lock-In

Colaboração e Vendor Lock-In

Quando você estiver trabalhando com outras pessoas em projetos de vídeo, tudo fica mais fácil se todo mundo usa a mesma plataforma/software de edição. Você pode salvar no mesmo formato, e acessar facilmente o trabalho de seus colegas.

Isto é conhecido como vendor lock-in, e é uma das partes menos divertidas da edição de vídeo digital (a menos que você esteja usando softwares livres no GNU/Linux). Tenha isto em mente se tiver que decidir sobre a colaboração em um projeto.